A Proposição 1 de Arquimedes na formação de professores indígenas de Matemática
2024; Volume: 13; Issue: 31 Linguagem: Português
10.33871/rpem.2024.13.31.9259
ISSN2238-5800
AutoresGeraldo Aparecido Polegatti, Angela Marta Pereira das Dores Savioli, José Roberto Linhares de Mattos, Sandra Maria Nascimento de Mattos,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoNeste artigo, apresentamos uma pesquisa participativa, com a colaboração de seis acadêmicos indígenas de Matemática, da etnia Pataxó, em meio à Licenciatura Intercultural Indígena do Instituto Federal da Bahia no campus de Porto Seguro. Nosso objetivo foi ressaltar a importância de utilizarmos tópicos de História da Matemática, em consonância com preceitos da Etnomatemática, no desenvolvimento de processos de ensino e aprendizagem da Matemática. Então, em consonância com os acadêmicos indígenas promovemos a construção da fórmula matemática que utilizamos para calcular a área deum círculo. Assim, partimos da proposição 1 de Arquimedes descrita em seu livro “A Medida do Círculo”, a qual nos inspirou a encomendar dois sólidos geométricos em madeira (Cedro), que foram confeccionados sob medida por um artesão indígena da etnia Pataxó. A atividade ainda envolve o conceito físico de massa específica. Os dados foram coletados, concomitante, ao desenvolvimento da atividade e por meio de um questionário composto por três questões ao seu final. A atividade se mostrou promissora no cenário de formação de professores indígenas de Matemática, bem como pode ser realizada para além desse contexto educacional, por exemplo, no âmbito do Educação Básica, e nos processos de formação inicial ou continuada de professores que ensinam Matemática.
Referência(s)