Articulação entre Sequências Recursivas e teoria dos Grupos Finitos
2024; Volume: 13; Issue: 31 Linguagem: Português
10.33871/rpem.2024.13.31.9228
ISSN2238-5800
AutoresRenata Teófilo de Sousa, Renata Passos Machado Vieira, Francisco Régis Vieira Alves, Ana Paula Aires, Paula Catarino,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoEste artigo tem como objetivo apresentar uma abordagem para explorar a sequência de Padovan de forma articulada à teoria dos grupos finitos, no contexto do ensino de matemática. Para isso, adota-se como metodologia de pesquisa a Engenharia Didática, em suas duas primeiras fases –análises preliminares e concepção e análise a priori –, de modo combinado à Teoria das Situações Didáticas, para a composição de um modelo de ensino. Utiliza-se como suporte o software GeoGebra, em que se relaciona a sequência de Padovan, que é uma sequência infinita, aos grupos finitos a partir da congruência modular, reescrevendo-a como sequência finita. A partir da construção no GeoGebra e sua análise, foram identificados padrões cíclicos na sequência de Padovan módulo m e discute-se como esses padrões podem ser explorados didaticamente, propondo atividades práticas e mediações específicas para o ensino de conceitos de grupos finitos em sala de aula.
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