Estudo de estabilidade de uma saliva artificial à base de gelatina e óleo essencial de limão Tahiti (Citrus latifolia Tanaka)

2024; Servicios Academicos Intercontinentales; Volume: 22; Issue: 9 Linguagem: Português

10.55905/oelv22n9-090

ISSN

1696-8352

Autores

Joab de Souza Arouche, Vanderlei Saboia dos Santos, Ygor Geann dos Santos Leite, Alessandra Maria Paiva Gomes, Sheila Cassidy Mendes Flores, Josuel Sousa Arouche, Cristhian do Nascimento Melo, Rosany Piccolotto Carvalho,

Tópico(s)

Protein Hydrolysis and Bioactive Peptides

Resumo

A proposta do desenvolvimento de salivas artificiais já vem sendo reportada na literatura científica. Contudo, não foram encontrados trabalhos que relatem a preparação de uma saliva artificial à base de gelatina e óleo essencial do limão Tahiti (Citrus latifolia Tanaka). Além disso, poucos estudos focam na avaliação da estabilidade dessas formulações a longo prazo, especialmente aqueles envolvendo diferentes parâmetros de avaliação, temperaturas de acondicionamento, e testes manipuláveis e de prateleira. Este estudo tem como objetivo determinar a durabilidade de uma saliva artificial à base de gelatina e óleo essencial do limão Tahiti (Citrus latifolia Tanaka). Existem vários métodos de avaliação da estabilidade de um produto; porém, este estudo baseou-se na aplicação da análise em estado aberto, ou seja, manipulável e em prateleira, onde a amostra é lacrada, armazenada e avaliada com menos frequência do que em estado aberto. A saliva artificial, em seu estado inicial, apresentou aspecto translúcido e uma perceptível essência do óleo de limão Tahiti, com turbidez sem instabilidade nas primeiras horas de preparo, sendo classificada como sem alteração. Do sétimo ao décimo quinto dia, foi possível perceber alterações na cor, ou seja, um ligeiro aumento da turbidez, mas com ausência de odor fétido e sem desestabilização do bioproduto, classificando-o com uma ligeira modificação de cor. Acredita-se que oferecer uma saliva artificial à base de gelatina e óleo essencial do limão Tahiti seja uma alternativa paliativa para indivíduos que sofrem de distúrbios das glândulas salivares.

Referência(s)