Artigo Acesso aberto

REFLEXÕES CONTEMPORÂNEAS SOBRE A LEITURA LITERÁRIA NO BRASIL

2024; UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE; Volume: 10; Issue: 33 Linguagem: Português

10.21920/recei.v10i33.6347

ISSN

2447-0783

Autores

I.C. Silva, Verônica Maria de Araújo Pontes, Maria Carmem Silva Batista,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

Esse artigo traz reflexões em torno da leitura literária levando em conta a leitura enquanto um ato fundamental para o desenvolvimento e formação do indivíduo em seus mais variados aspectos que incluem além da linguagem, ato reflexivo e crítico fundamental ao exercício da cidadania e formação integral. Discutimos ainda dados avaliativos do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA) e da pesquisa Retratos de leitura que nos trazem informações importantes em torno do perfil leitor do nosso estudante brasileiro e direcionamos à reflexão sobre ações e estratégias possíveis de serem adicionadas ao ensino na tentativa da formação do leitor literário. Para isso baseamo-nos em autores como Kleiman (2008), Batista (2023), Pontes (2020), Balça e Pires (2012), entre outros diálogos que nos esclarecem acerca da educação literária, conceitualização de leitura e o PNLD enquanto política pública que colabora nessa formação leitora.

Referência(s)