REFLEXÕES CONTEMPORÂNEAS SOBRE A LEITURA LITERÁRIA NO BRASIL
2024; UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE; Volume: 10; Issue: 33 Linguagem: Português
10.21920/recei.v10i33.6347
ISSN2447-0783
AutoresI.C. Silva, Verônica Maria de Araújo Pontes, Maria Carmem Silva Batista,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoEsse artigo traz reflexões em torno da leitura literária levando em conta a leitura enquanto um ato fundamental para o desenvolvimento e formação do indivíduo em seus mais variados aspectos que incluem além da linguagem, ato reflexivo e crítico fundamental ao exercício da cidadania e formação integral. Discutimos ainda dados avaliativos do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA) e da pesquisa Retratos de leitura que nos trazem informações importantes em torno do perfil leitor do nosso estudante brasileiro e direcionamos à reflexão sobre ações e estratégias possíveis de serem adicionadas ao ensino na tentativa da formação do leitor literário. Para isso baseamo-nos em autores como Kleiman (2008), Batista (2023), Pontes (2020), Balça e Pires (2012), entre outros diálogos que nos esclarecem acerca da educação literária, conceitualização de leitura e o PNLD enquanto política pública que colabora nessa formação leitora.
Referência(s)