Artigo Acesso aberto

Questões de multimodalidade em um texto da TAG Livros no Instagram: design, layout, framing e outros desafios para linguistas / Multimodality Issues in a Text from TAG Livros on Instagram: Design, Layout, Framing and Other Challenges for Linguists

2024; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; Volume: 31; Issue: 4 Linguagem: Português

10.17851/2237-2083.31.4.1700-1722

ISSN

2237-2083

Autores

Ana Elisa Ribeiro,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir elementos do design de um texto composto por seis peças publicadas pela TAG Livros no Instagram, por ocasião do Dia Internacional Contra a Homofobia, a Transfobia e a Bifobia, em 17 de maio de 2022. Embora a questão política e humanitária abordada seja de enorme relevância, deteremo-nos nos elementos que compõem as peças, produzindo um exercício de leitura de seus processos de produção e consumo, à luz da multimodalidade. As peças foram selecionadas diretamente do perfil da TAG Livros, baixadas e organizadas para análise. Os resultados desta incursão teórica pelas peças, em especial informada pelos livros Multimodal discourse e Reading images, de Kress e Van Leeuwen (2001; 2006), favorecem indagações e reflexões sobre nossa concepção de texto e design. O escopo e o alcance dos estudos linguísticos e mesmo da formação de linguistas também está em pauta, diante de objetos tão complexos e, ao mesmo tempo, socialmente presentes. Algumas categorias da abordagem são postas em debate, a partir da materialidade das peças. Nas considerações finais, deixamos novas perguntas quanto a composições semelhantes à que focalizamos aqui, além de propor um exercício constante de ampliação de horizontes aos linguistas e aos professores de leitura e produção de textos.

Referência(s)
Altmetric
PlumX