Eu e o mundo: questões sociais e ideológicas que permeiam a identidade e norteiam o trabalho do profissional de LI

2024; Editora Univates; Volume: 21; Issue: 9 Linguagem: Português

10.54033/cadpedv21n9-296

ISSN

1983-0882

Autores

Rosemeire Parada Granada Milhomens da Costa, Sofia Mara de Souza, Ellen Fernanda Klinger, Lucivânia Carvalho Barcelo, Jussara Resende Costa, Fábio Araújo Pereira, Marcilene de Assis Alves Araújo, Adriana de Miranda Santiago Terra,

Tópico(s)

Cultural, Media, and Literary Studies

Resumo

Este trabalho insere-se no campo de estudos da Linguística Aplicada (LA) e é um recorte de tese de doutorado que discutiu as identidades de professores de cursos livres em uma era pós-moderna. O objetivo foi analisar, a partir dos enunciados produzidos nas entrevistas, as questões sociais e ideológicas que influenciam as identidades dessas profissionais. Trata-se de um estudo de caso de natureza qualitativa, no qual foram entrevistadas quatro professoras de uma escola de inglês de curso livre da cidade de Gurupi, no Tocantins. Os dados foram analisados à luz de estudos situados no contexto da LA, permitindo uma compreensão mais ampla das identidades docentes. Os resultados evidenciam que as questões sociais e/ou ideológicas que permeiam essas identidades são pouco refletidas pelas professoras e, por serem relativamente novas em suas percepções, exercem um impacto limitado em suas práticas pedagógicas. Esse campo revela-se como um espaço promissor para futuras reflexões acadêmicas e educacionais.

Referência(s)
Altmetric
PlumX