Artigo Acesso aberto Revisado por pares

O bordado manual na arte-educação para pessoas surdas

2024; UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA; Volume: 8; Issue: 1 Linguagem: Português

10.5965/25944630812024e4775

ISSN

2594-4630

Autores

E. Pereira,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

O presente artigo visa descrever a experiência vivenciada com mulheres e homens surdos da cidade de Canavieiras, no estado da Bahia, durante um curso de bordado desenvolvido ao longo de três meses. O curso, que foi uma ação elaborada para um projeto institucional na área da educação inclusiva do Ministério Público do Estado da Bahia, buscou apresentar as técnicas do bordado manual bem como dialogar sobre a cultura afro-brasileira local. Esta experiência com a comunidade surda canavieirense foi de suma importância para compreender como estas pessoas absorvem os ensinamentos, como expressam seus aprendizados e o que conhecem sobre o que é cultura afro-brasileira. Neste sentido, será apresentada uma reflexão sobre as potencialidades do bordado, na perspectiva da arte-educação, a partir da relação entre a educação das relações etnico-raciais e da educação inclusiva para estudantes surdos e, com isto, gerar reflexões sobre como desenvolver novas formas de ensino do bordado manual.

Referência(s)