A imprensa na formação da gramática dos direitos humanos no Brasil: uma estratégia educativa

2024; Servicios Academicos Intercontinentales; Volume: 16; Issue: 9 Linguagem: Português

10.55905/cuadv16n9-103

ISSN

1989-4155

Autores

Ana Luísa Zaniboni Gomes, Aldo Patricio Flores Quiroga,

Tópico(s)

Comparative constitutional jurisprudence studies

Resumo

Discutimos neste artigo estratégias adotadas por jornalistas brasileiros para pautar e produzir reportagens sobre direitos humanos na imprensa nacional. Para esta análise, recorremos a registros de mais de quatro décadas de um dos principais e mais antigos concursos de jornalismo no Brasil – o Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos (PVH) – e a relatos de profissionais premiados na última década. Tais relatos foram selecionados por critérios de visibilidade jornalística e categorizados a partir de temas como a) aspectos garantidores de publicação; b) envolvimento emocional com temas e fontes; c) linguagem e recursos estéticos para efeito de sentidos, d) temas recorrentes e e) importância da troca de experiências. Partimos da hipótese de que a compreensão desses mecanismos poderia contribuir tanto na ampliação desse tipo de cobertura nos mais variados veículos de mídia do país quanto no estudo de métodos de trabalho dos profissionais, beneficiando o público leitor, estudantes e pesquisadores da área por demonstrar e estimular a importânca da imprensa na gramática dos direitos humanos, na formação da cidadania e na defesa dos valores democráticos. O artigo conclui que, ao criar o espaço público para revelar os bastidores da produção das reportagens premiadas, o PVH introduz uma relação educativa entre discurso jornalístico, público leitor e os próprios profissionais do jornalismo. Tal recurso explicita e contextualiza as condições reais de produção de uma peça jornalística tanto a quem produz quanto para quem lê e estuda jornalismo.

Referência(s)