Políticas de privatização da educação básica em Angola: causas e implicações
2024; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA; Volume: 27; Linguagem: Português
10.5212/olharprofr.v.27.23206.035
ISSN1984-0187
AutoresPaulino Gregório Armando Kuebo, António António,
Tópico(s)Poverty, Education, and Child Welfare
ResumoNeste artigo discute-se a problemática da privatização da educação em Angola sob o avanço de políticas públicas que favorecem o setor privado. O objetivo geral do estudo consiste em refletir em torno da garantia do direito à educação básica obrigatória no cenário político do Sistema Educativo Angolano, diante da privatização e da dependência financeira das organizações internacionais. Esta pesquisa, de abordagem quanti-qualitativa, foi realizada por meio da metodologia documental-bibliográfica, com a análise de legislações, planos e relatórios nacionais. Os resultados do estudo indicam uma tendência crescente de firmação do setor privado e público-privado no Sistema Educativo Angolano. O Estado de Angola necessita contar com o financiamento internacional das organizações multilaterais para minimizar fragilidades, o que favorece a privatização. A gestão do setor privado pesa sobre as finanças dos pais e encarregados de educação.
Referência(s)