Sociologia da educação: análise do trabalho docente e o movimento pedagógico na escola pública

2024; Editora Univates; Volume: 21; Issue: 9 Linguagem: Português

10.54033/cadpedv21n9-326

ISSN

1983-0882

Autores

José de Souza Neto, F. L. SOUZA, Claudevânia Barbon Anderle, Loriene Soares Oliveira, Josivaldo Constantino dos Santos, Roberto Alves de Arruda, Hélio Vieira Júnior,

Tópico(s)

History of Education Research in Brazil

Resumo

Este trabalho apresenta um recorte teórico feito da pesquisa intitulada “A PRÁXIS PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES DO ASSENTAMENTO 12 DE OUTUBRO EM CLAUDIA\MT. Este trabalho foi elaborado em 2018. Assim sendo, parte-se de uma reflexão sobre os sujeitos fixado no campo que produzem materialmente suas histórias e experiências, tendo como base os movimentos sociais e a relação com a educação. Busca-se sistematizar nessa discussão teórico-metodológica, a estruturação e fundamentação do conceito Movimento Pedagógico, na perspectiva do fazer docente, pautado no Materialismo Histórico e Dialético. Devido a essa ação do que fazer e como fazer o trabalho pedagógico nessa fruição, destacou-se os conceitos de mediação e sujeito da sua história. A luta de classes perpassa pela escola pública, por meio da formação da base social para o trabalho, ou seja, o projeto pedagógico hegemônico capitalista, criou meios para formar, distribuir e fazer circular um conhecimento técnico- operacional, que pudesse ser comum aos trabalhadores e aos seus filhos. Contudo, no espaço escolar também é possível construir outras formas de apropriação do conhecimento, de fazer dele ferramenta de resistência e prática social. Nesse sentido, é que elaborou-se esse trabalho, para contribuir nesse diálogo histórico de luta e resistência da nossa classe trabalhadora. Essa reflexão originou-se de um contexto material, histórico de produção/reprodução da nossa realidade atual. A teoria é - a sistematização, reflexão crítica e abstração concreta da nossa realidade, e nesse processo existe um movimento pedagógico mediado/ mediador da formação dos sujeitos da sua história.

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