GEOLAB: um protótipo de aplicativo educacional para o ensino de mecânica dos solos nos cursos de engenharia

2024; Servicios Academicos Intercontinentales; Volume: 22; Issue: 9 Linguagem: Português

10.55905/oelv22n9-182

ISSN

1696-8352

Autores

Fernanda Andrade Dutra, Wederson Marcos Alves, Mauro Lúcio Franco,

Tópico(s)

Experimental Learning in Engineering

Resumo

Os avanços tecnológicos têm levado à popularização das tecnologias móveis, incluindo o acesso à internet por meio de dispositivos como smartphones, tablets e notebooks. Nesse contexto, os aplicativos educacionais emergem como ferramentas eficazes para tornar o ensino mais dinâmico, promovendo o engajamento ativo dos alunos com os conteúdos abordados em sala de aula. Este estudo apresenta o aplicativo educacional interativo "GeoLab", desenvolvido para integrar as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) ao ensino de Engenharia Civil, com foco especial na Mecânica dos Solos. O desenvolvimento do software se deu pelas seguintes etapas: concepção, construção, finalização e viabilização, por meio das ferramentas Visual Studio Code, EXPO, Figma e a Linguagem Java, utilizando a plataforma React Native. O "GeoLab" auxilia os alunos a realizar cálculos necessários para determinar as propriedades do solo com base nos resultados de ensaios laboratoriais, contudo, algumas limitações foram identificadas, como a ausência de módulos educacionais específicos, de cálculos de massa específica, limite de liquidez, limite de plasticidade, ensaios de compactação e compressão triaxial, essenciais para uma análise completa do solo nos cursos de engenharia. As perspectivas futuras se concentram na expansão das funcionalidades do aplicativo, com a adição de novos módulos de cálculo e elementos multimídia, além da realização de estudos de validação com estudantes de Engenharia Civil da UFVJM - Campus Mucuri. Essas melhorias visam garantir a eficácia do aplicativo na qualificação acadêmica dos estudantes, tornando a disciplina mais dinâmica e facilitando a compreensão da NBR 6457.

Referência(s)