Artigo Acesso aberto Revisado por pares

PISA 2003 E 2012: UMA ANÁLISE COMPARATIVA DAS COMPETÊNCIAS EM MATEMÁTICA DOS ESTUDANTES

2024; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO; Volume: 12; Linguagem: Português

10.26571/reamec.v12.17474

ISSN

2318-6674

Autores

Paulo Vinícius Pereira de Lima, Geraldo Eustáquio Moreira,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

Este texto apresenta uma análise comparativa de desempenho dos estudantes brasileiros no Programa Internacional para Avaliação de Alunos (Pisa), de 2003 e 2012, em termos de resultados em Matemática, bem como a descrição das relações entre os resultados desses anos. A escolha dos anos de análise (2003-2012) se deve ao domínio principal avaliado dentro dos ciclos em Matemática. A metodologia utilizada foi de abordagem qualitativa e exploratória e o método de pesquisa foi a análise descritiva e comparativa com foco nas edições. Os resultados evidenciaram que as proficiências médias em Matemática dos estudantes brasileiros têm aumentado com o tempo. No entanto, estamos longe de alcançar a média de proficiência exigida pela OCDE. Apenas 20% dos estudantes brasileiros estão no nível 2, considerado pela OCDE como o mínimo aceitável de proficiência, e uma inexpressiva parcela de estudantes alcançaram os níveis mais elevados da escala em Matemática, que expressa o desafio significativo que enfrentamos em elevar os padrões de educação e promover um ensino mais eficaz e abrangente. Conclui-se que há a necessidade de mais pesquisas voltadas para as possíveis causas do baixo desempenho dos estudantes brasileiros no Pisa e de indicativos de superação desses resultados, além de precisar de ensino que proporcione a esses estudantes o desenvolvimento de habilidades Matemática.

Referência(s)