RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO METODOLOGIA DE ENSINO: UMA APROXIMAÇÃO A PARTIR DO FILME “NENHUM A MENOS”
2024; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO; Volume: 12; Linguagem: Português
10.26571/reamec.v12.17322
ISSN2318-6674
AutoresJessica de Brito Moro, Mauro Carlos Romanatto,
Tópico(s)Science and Education Research
ResumoO objetivo deste ensaio é analisar um excerto do filme intitulado “Nenhum a menos”, pois nele se evidenciam as dificuldades do contexto educacional da região na China onde ocorre a situação-problema emergida no contexto educacional do longa-metragem. Alguns fragmentos desse filme foram utilizados para analisar situações que enfatizavam tal metodologia de ensino. Este artigo terá como base metodológica a pesquisa qualitativa, e, a partir dessa perspectiva que nos propusemos a analisar o excerto do filme “Nenhum a Menos”, pois nele se evidenciam as dificuldades do contexto educacional daquela região na China. Assim, os excertos do filme “Nenhum a menos” examinados permitiram relacionar: elementos relevantes do trabalho docente (situações didáticas inesperadas, a comunicação matemática na interação professor-alunos valorizando pensamentos e estratégias na busca da solução dos problemas, entre outros); a aproximação com a resolução de problemas como metodologia de ensino e o aparecimento significativo do compromisso social do professor.
Referência(s)