NARRATIVAS DE JOVENS UNIVERSITÁRIOS SOBRE A HOMOFOBIA INTERNALIZADA: UMA ANÁLISE SOB A LUZ DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL

2024; Volume: 5; Issue: 9 Linguagem: Português

10.47820/recima21.v5i9.5712

ISSN

2675-6218

Autores

José da Silva Oliveira Neto, Ana Ignêz Belém Lima,

Tópico(s)

Adolescent Sexual and Reproductive Health

Resumo

Há processos homofóbicos nas relações universitárias, sejam aqueles manifestos entre alunos, entre professores e alunos ou até mesmo entre alunos e os equipamentos da universidade. A homofobia é um processo psicossocial, o que significa que ela tem uma história, a qual, por sua vez, se enraíza no cotidiano de pessoas homossexuais, inclusive em espaços educacionais como a universidade. Em certos períodos do desenvolvimento, a homofobia pode causar danos significativos na experiência de vida da pessoa que a sofre, e um desses períodos críticos é a juventude, durante a qual nossas necessidades e atividade mudam drasticamente. Este estudo objetivou analisar as narrativas de jovens universitários brasileiros sobre suas vivências de homofobia internalizada. O processo de pesquisa se caracterizou dentro da perspectiva qualitativa e, durante ele, foram realizadas entrevistas com quatro participantes, que responderam ao instrumento Dinâmica do Tempo. O corpus da pesquisa foi analisado a partir da Psicologia Histórico-Cultural de L. S. Vigotski, sobretudo através dos conceitos de sentido e vivência. Por fim, o estudo indicou que a experiência de jovens homossexuais brasileiros universitários é eminentemente marcada por elementos psicossociais de homofobia, os quais contribuem para maiores índices de homofobia internalizada entre esse público, afetando a produção de sentidos negativos acerca de si e do mundo, além de tensionar sua vivência rumo a um desenvolvimento patológico. Nesse contexto de violência, jovens homossexuais universitários podem ficar à mercê de ambientes acadêmicos que não contam com uma estrutura adequada para seu acolhimento, havendo, assim, a necessidade de revisitação dos moldes da universidade.

Referência(s)