
OS BANCOS NOS BANCOS DA ESCOLA: O SETOR BANCÁRIO NA EDUCAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA
2024; Centro de Estudos Educação e Sociedade; Volume: 45; Linguagem: Português
10.1590/es.278750
ISSN1678-4626
AutoresKarine Vichiett Morgan, Marcelo Mocarzel,
Tópico(s)Social and Political Issues
ResumoRESUMO O presente artigo é um recorte de duas pesquisas mais abrangentes e tem como objetivo analisar as relações que se constroem e se reconstroem em torno das ações de privatização da educação, formuladas e aplicadas por organizações do terceiro setor ligadas ao setor bancário brasileiro e às redes públicas de ensino. Utilizou-se a abordagem de análise de redes sociais para mapear os nós principais e elos relacionais que constituem tal rede. Foram encontrados 410 elos relacionais, originados de três braços sociais que atuam em educação, pertencentes a dois bancos brasileiros: Itaú Social, Instituto Unibanco e Fundação Bradesco. É possível perceber que a rede é constituída de 99 sujeitos e, além de possuir grande alcance e capilaridade, funciona de maneira orgânica e dissemina conteúdos em torno de pautas comuns, embora com modus operandi de atuação diverso.
Referência(s)