Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

OS BANCOS NOS BANCOS DA ESCOLA: O SETOR BANCÁRIO NA EDUCAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA

2024; Centro de Estudos Educação e Sociedade; Volume: 45; Linguagem: Português

10.1590/es.278750

ISSN

1678-4626

Autores

Karine Vichiett Morgan, Marcelo Mocarzel,

Tópico(s)

Social and Political Issues

Resumo

RESUMO O presente artigo é um recorte de duas pesquisas mais abrangentes e tem como objetivo analisar as relações que se constroem e se reconstroem em torno das ações de privatização da educação, formuladas e aplicadas por organizações do terceiro setor ligadas ao setor bancário brasileiro e às redes públicas de ensino. Utilizou-se a abordagem de análise de redes sociais para mapear os nós principais e elos relacionais que constituem tal rede. Foram encontrados 410 elos relacionais, originados de três braços sociais que atuam em educação, pertencentes a dois bancos brasileiros: Itaú Social, Instituto Unibanco e Fundação Bradesco. É possível perceber que a rede é constituída de 99 sujeitos e, além de possuir grande alcance e capilaridade, funciona de maneira orgânica e dissemina conteúdos em torno de pautas comuns, embora com modus operandi de atuação diverso.

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