DESDOBRAMENTO DA REFORMA CAPANEMA DE 1942: A INSERÇÃO DAS CONSTRUÇÕES GEOMÉTRICAS NA MATEMÁTICA DO CURSO SECUNDÁRIO

2024; Volume: 6; Linguagem: Português

10.55928/acervo.2675-2646.2024.6.135

ISSN

2675-2646

Autores

Ederson Sales Pastor, Maria Célia Leme da Silva,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

O objetivo deste estudo é examinar a inclusão das construções geométricas na disciplina Matemática durante a Reforma Curricular Capanema de 1942. Por meio da investigação das diretrizes normativas e da análise de livros didáticos utilizados naquela época, busca-se responder à seguinte indagação: como as construções geométricas foram integradas à disciplina de Matemática no ensino secundário? A análise cotejada da Reforma Capanema com dois livros didáticos revela que o estudo das construções geométricas na referida Reforma foi apresentado nas obras analisadas, refletindo um alinhamento com as normativas estabelecidas. No entanto, em ambos os livros, as construções geométricas são tratadas de maneira isolada em relação aos demais conceitos geométricos abordados, ao final de capítulos, sem menções explícitas ao uso de instrumentos de desenho como régua e compasso e sem que se possa inferir a finalidade das construções no desenvolvimento de uma geometria dedutiva.

Referência(s)