Jogos didáticos e o ensino de funções: um panorama dos trabalhos disponíveis a partir do Portal de Periódicos da CAPES

2024; Volume: 3; Issue: 8 Linguagem: Português

10.56938/rceem.v3i8.4098

ISSN

2764-8311

Autores

Elieudo Nogueira Silva,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

O ensino de Matemática desempenha um papel crucial ao incentivar os estudantes a explorar uma variedade de pensamentos, estabelecendo conexões entre situações cotidianas e os conceitos fundamentais da disciplina. Um desses conceitos essenciais é o de funções, amplamente presente em várias situações e interligado com os fundamentos de outras áreas de ensino. Além disso, o estudo das funções proporciona aos estudantes a oportunidade de desenvolver suas habilidades na linguagem algébrica, essencial para a construção de conhecimentos sobre diferentes grandezas matemáticas. Esta pesquisa visa mapear estudos sobre o ensino e aprendizagem de funções utilizando jogos didáticos. Utilizando uma abordagem metodológica qualitativa baseada em revisão sistemática, realizamos uma leitura prévia, seletiva, crítica e reflexiva para apresentar explicações e reflexões sobre as contribuições dos jogos didáticos nesse contexto educacional. Este estudo se beneficiou do Portal de Periódicos da CAPES como corpus de pesquisa devido à sua missão de fortalecer os programas de pós-graduação no Brasil ao proporcionar acesso ampliado e online a informações científicas de alta qualidade. As abordagens discutidas sobre o uso de jogos no ensino de funções sublinham a necessidade do professor centrar sua prática pedagógica nos alunos, não apenas no conteúdo ou em si mesmo. As análises evidenciaram que os jogos como recursos metodológicos podem promover uma aprendizagem significativa e facilitar a compreensão dos alunos. Portanto, a utilização adequada do jogo demonstrou ser extremamente benéfica em várias dimensões educacionais. Isso promoveu um processo de ensino e aprendizagem reflexivo, incentivando os estudantes a justificar suas ações e explorar os conceitos matemáticos de maneira crítica.

Referência(s)