O Estágio Curricular Supervisionado no PPC do Curso de Matemática-Licenciatura e a necessidade de reformulação a partir das Diretrizes Curriculares Nacionais

2024; Volume: 3; Issue: 8 Linguagem: Português

10.56938/rceem.v3i8.4026

ISSN

2764-8311

Autores

Isaac Emmanuel da Silva, Lidiane Pereira de Carvalho, Cristiane de Arimatéa Rocha,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

Este artigo tem por objetivos analisar como o Estágio Curricular Supervisionado (ECS) está proposto no Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Matemática-Licenciatura e verificar necessidades de reformulação a partir das atuais Diretrizes Curriculares Nacionais para Formação Inicial em Nível Superior de Profissionais do Magistério da Educação Escolar Básica. A partir das DCN selecionou-se quatro características para implementação dos estágios que refletem nas instituições de ensino superior e devem constar no PPC do curso: (1) Distribuição ao longo do curso e parceria com a Educação Básica; (2) Compressão do espaço de exercício profissional; (3) Benefícios para Educação Básica; (4) Discussão sobre Temas Sociais Diversificados. Sendo assim, foi realizada a leitura dos documentos de Projeto Pedagógico de Curso de MatemáticaLicenciatura e das Ementas das disciplinas de Estágio Curricular Supervisionado do curso, a fim de compreender como essas características se configuram no PPC. Como principais resultados, existe necessidade de melhor distribuição dos ECS ao longo do curso, uma vez que se concentra nos períodos finais do curso. De modo geral, existe a compreensão no documento da necessidade de parcerias com as escolas campo de estágio e do estabelecimento de convênios entre as instituições. Constatou-se que os documentos analisados apresentam de forma bastante limitada a discussão sobre os benefícios do ECS para a Educação Básica como também sobre a presença dos Temas Sociais Diversificados que podem ser discutidos a partir do ECS. Além disso, destaca-se a importância de uma abordagem mais abrangente, incluindo atividades que promovam a reflexão crítica e a prática pedagógica inovadora, preparando os futuros professores de maneira mais eficaz para os desafios da educação contemporânea.

Referência(s)