Suicídio na mídia: uma cartografia do suicídio de Jéssica Canedo a partir de normas de cobertura responsável
2024; Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz); Volume: 18; Issue: 3 Linguagem: Português
10.29397/reciis.v18i3.4213
ISSN1981-6286
AutoresJosé Tarcísio Oliveira Filho, Débora Antunes,
Tópico(s)Cultural, Media, and Literary Studies
ResumoA pesquisa recorre ao método cartográfico de Rosário e Coca para refletir sobre o suicídio nos campos midiático e jornalístico. Para isso, analisa a responsabilidade midiática e a construção do suicídio pelo jornalismo no caso Jéssica Canedo, uma jovem de 22 anos que se matou após publicação de uma conversa falsa com o humorista Whindersson Nunes. O conteúdo foi amplamente divulgado por perfis em sites de redes sociais, entre elas o Choquei, no Instagram. Foram selecionadas 51 matérias jornalísticas, de nove jornais, que noticiaram o caso. Elas foram analisadas por meio de um quadro com orientações de instituições de Saúde e de empresas de mídia para a cobertura responsável do suicídio, além da análise de discurso. A pesquisa demonstrou que o jornalismo mantém uma cobertura deficiente sobre o acontecimento e que o amplo acesso às plataformas de redes sociais traz novas preocupações no que tange à responsabilidade midiática.
Referência(s)