FATORES QUE DETERMINAM A INTENÇÃO COMPORTAMENTAL DE USAR APLICATIVOS DE ENTREGA DE ALIMENTOS DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19:
2022; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ; Volume: 30; Issue: 2 Linguagem: Português
10.4025/econrev.v30i2.66334
ISSN2236-2029
AutoresDomingos Isaías Maia Amorim, Francisco Sávio Bernardo Batista,
Tópico(s)Education during COVID-19 pandemic
ResumoO objetivo deste estudo foi investigar os fatores que determinam a intenção comportamental de usar aplicativos de delivery de comida (ADCs) durante a pandemia de Covid-19, em um estudo de caso em Quixelô, Ceará, Brasil. O aumento do uso de ADCs durante a pandemia, originado pelas restrições impostas é a base da justificativa deste estudo, onde as transações online foram consideradas importantes para a prevenção da propagação do vírus. O estudo utilizou técnicas quantitativas envolvendo modelo de equações estruturais (SEM) para avaliar os efeitos de variáveis exógenas sobre variáveis endógenas a partir de dados coletados com pessoas residentes no município e que utilizaram de ADCs. Os resultados indicaram que a expectativa de desempenho, expectativa de esforço, influência social, pontualidade, ajuste da tecnologia da tarefa, confiança percebida e a segurança percebida influenciaram significativamente a intenção comportamental de usar (ICU) para usar aplicativos de entrega de comida durante a pandemia do Covid-19.
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