Visão, concepção e discurso de professores que ensinam astrobiologia
2024; Servicios Academicos Intercontinentales; Volume: 22; Issue: 9 Linguagem: Português
10.55905/oelv22n9-207
ISSN1696-8352
AutoresMarcos Rincón Voelzke, José Ivan Spinardi,
Tópico(s)Chemistry Education and Research
ResumoEste estudo investiga como a Astrobiologia é ensinada em instituições de ensino superior no Brasil, explorando as abordagens dos professores, suas perspectivas e o impacto na formação de profissionais capacitados para enfrentar desafios interdisciplinares. A metodologia utilizada inclui a análise qualitativa de 71 respostas de professores, coletadas por e-mail ao longo de um ano. A análise dos resultados destaca a importância da participação dos docentes, promovendo reflexões sobre suas práticas educacionais, a relevância social da astrobiologia, o despertar do interesse público e a contribuição para o avanço do conhecimento científico. Este estudo reforça o papel crucial da astrobiologia na formação de profissionais e no desenvolvimento da ciência e educação no Brasil. Além de contribuir para a compreensão do ensino de Astrobiologia, o estudo promove o engajamento da sociedade na busca por respostas sobre a existência de vida fora da Terra. Uma correlação emergente entre inteligência artificial (IA), Astrobiologia e formação de professores é identificada. A IA pode ser uma ferramenta valiosa para aprimorar o Ensino de Astrobiologia, personalizando o aprendizado e inspirando uma nova geração de cientistas. A formação de professores nesse contexto exige tanto conhecimento tecnológico quanto compreensão pedagógica.
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