Imaginário social e Educação Ambiental: o papel dos agentes educacionais no desenvolvimento sustentável da Comunidade Nossa Senhora das Graças na Costa da Conceição, Itacoatiara (AM)
2024; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO; Volume: 19; Issue: 8 Linguagem: Português
10.34024/revbea.2024.v19.16536
ISSN1981-1764
AutoresRosa Marilia Rosas Lira, Máximo Alfonso Rodrigues Billacrês,
Tópico(s)Environmental Sustainability and Education
ResumoA pesquisa foca no imaginário social dos agentes educacionais da Escola Estadual Anília Nogueira da Silva na Comunidade Nossa Senhora das Graças na Costa da Conceição, em Itacoatiara, e a sua relação com o manejo sustentável de recursos naturais e o desenvolvimento rural sustentável. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, utilizando o estudo de caso, análise documental, entrevistas semiestruturadas e observação participante. Os resultados destacam a importância do engajamento dos educadores com a realidade socioambiental da comunidade, que apresenta grande potencial de recursos naturais. Contudo, o estudo revela desafios na implementação de práticas pedagógicas voltadas à sustentabilidade, como a falta de infraestrutura adequada e a ausência de uma abordagem mais profunda nos documentos pedagógicos da escola sobre educação ambiental. O trabalho sugere a necessidade de políticas públicas que integrem o currículo escolar com práticas sustentáveis, visando promover a preservação ambiental e o bem-estar da comunidade.
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