Artigo Acesso aberto

Imaginário social e Educação Ambiental: o papel dos agentes educacionais no desenvolvimento sustentável da Comunidade Nossa Senhora das Graças na Costa da Conceição, Itacoatiara (AM)

2024; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO; Volume: 19; Issue: 8 Linguagem: Português

10.34024/revbea.2024.v19.16536

ISSN

1981-1764

Autores

Rosa Marilia Rosas Lira, Máximo Alfonso Rodrigues Billacrês,

Tópico(s)

Environmental Sustainability and Education

Resumo

A pesquisa foca no imaginário social dos agentes educacionais da Escola Estadual Anília Nogueira da Silva na Comunidade Nossa Senhora das Graças na Costa da Conceição, em Itacoatiara, e a sua relação com o manejo sustentável de recursos naturais e o desenvolvimento rural sustentável. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, utilizando o estudo de caso, análise documental, entrevistas semiestruturadas e observação participante. Os resultados destacam a importância do engajamento dos educadores com a realidade socioambiental da comunidade, que apresenta grande potencial de recursos naturais. Contudo, o estudo revela desafios na implementação de práticas pedagógicas voltadas à sustentabilidade, como a falta de infraestrutura adequada e a ausência de uma abordagem mais profunda nos documentos pedagógicos da escola sobre educação ambiental. O trabalho sugere a necessidade de políticas públicas que integrem o currículo escolar com práticas sustentáveis, visando promover a preservação ambiental e o bem-estar da comunidade.

Referência(s)