Desafios e perspectivas da educação infantil em Goiânia: políticas públicas e cultura da escrita
2024; Servicios Academicos Intercontinentales; Volume: 22; Issue: 10 Linguagem: Português
10.55905/oelv22n10-002
ISSN1696-8352
AutoresFranciele Medeiros Camargo, Dostoiewski Mariatt de Oliveira Champangnatte,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoEste artigo analisa a implementação de políticas públicas de educação infantil em Goiânia, Goiás, tendo como objeto de estudo a efetivação de políticas públicas de Educação Infantil, o impacto dessas ações na qualidade da educação oferecida às crianças de 4 e 5 anos, bem como o desenvolvimento regional, enfatizando o papel da linguagem escrita no desenvolvimento das crianças. A pesquisa ressalta a importância de políticas públicas educacionais que garantam o acesso à educação com qualidade socialmente referenciada e destaca a necessidade de proporcionar às crianças pequenas momentos em que possam refletir sobre a escrita, escrever palavras e textos significativos com diferentes objetivos comunicativos e gêneros textuais, utilizando diferentes materiais e em diversas situações comunicativas. O artigo tem como objetivo analisar a relevância da Educação Infantil na formação integral da criança, destacando a cultura da escrita como fundamental nesse processo. Além disso, tem como objetivos específicos analisar as políticas públicas de educação infantil adotadas na cidade, compreender o impacto dessas políticas no desenvolvimento regional e identificar as conquistas e os desafios relacionados à implementação dessas políticas e à promoção da cultura do escrito na Educação Infantil. A pesquisa foi realizada de forma documental e bibliográfica, analisando a experiência educacional de Goiânia, as políticas públicas e a cultura do escrito na Educação Infantil. Foram abordados teóricos como Paulo Freire, Vygotsky e Libâneo, além de programas de alfabetização do Governo de Goiás e análises sobre o ICMS Educação no estado. Apesar dos esforços feitos pelo município para melhorar a alfabetização por meio de programas de formação de professores e iniciativas como o Programa AlfaMais Goiás, Goiânia ainda enfrenta desafios como a falta de investimento em infraestrutura e melhor remuneração para os profissionais de educação.
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