A APLICAÇÃO DA METODOLOGIA LEAN EM UM LABORATÓRIO DE ANÁLISES CLÍNICAS COM O OBJETIVO DE AUMENTAR A PRODUTIVIDADE NA ÁREA TÉCNICA
2022; Medical Association of São Paulo; Linguagem: Português
10.5327/1516-3180.140s1.7318
ISSN1806-9460
Autores Tópico(s)Quality and Safety in Healthcare
ResumoObjetivo: Aumentar a produtividade (exames executados/colaboradores da área técnica) de Blumenau, a curto prazo, por meio da eliminação de desperdícios no fluxo e nos processos, além de garantir que a médio e longo prazo esse monitoramento e a atuação sobre os gargalos permaneçam através de indicadores e rotinas estabelecidos para as pessoas e os equipamentos. Método: A metodologia Lean utiliza alguns princípios e técnicas operacionais, buscando sempre reduzir o desperdício de recursos, melhorar a qualidade e maximizar o valor entregue ao cliente. As atividades são classificadas em três categorias, nas quais os desperdícios citados anteriormente são os elementos que não agregam valor ao fluxo, podendo eles serem necessários ou não. As ações se baseiam principalmente na redução de sete desperdícios: falta de qualidade, espera, estoques, movimentação, transporte, processos desnecessários e superprodução. Conclusão: Por meio das análises dos Mapas de Fluxo de Valor e das conversas e observações durante a execução do trabalho, identificou-se que os maiores desperdícios no fluxo dos hemogramas e da imunoquímica são os tempos de espera. Analisando mais a fundo as causas deste desperdício, observou-se que hoje em dia um dos maiores motivos que impedem o laboratório de expandir sua capacidade são as inúmeras interrupções no fluxo e a desorganização da rotina de trabalho, o que faz com que o processo seja interrompido, pausado e esquecido corriqueiramente. No projeto, foram desenvolvidas duas ferramentas de análise de produtividade, uma com foco em analisar os equipamentos (OEE) e outra com foco em analisar o trabalho das pessoas (OLE). Através da construção, em Workshops, da Árvore de Problemas, esses problemas que diminuem a produtividade do laboratório (chamados de ofensores da produtividade) foram mapeados e categorizados. Após a construção, as causas mais críticas e relevantes foram priorizadas e, a partir delas, foram criadas as melhorias.
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