Artigo Acesso aberto Revisado por pares

APLICABILIDADE DE BUSINESS INTELLIGENCE NO MONITORAMENTO DO TEMPO DE ATENDIMENTO TOTAL DOS PACIENTES ATENDIDOS EM UM LABORATÓRIO CLÍNICO DO LITORAL DE SANTA CATARINA

2022; Medical Association of São Paulo; Linguagem: Português

10.5327/1516-3180.140s1.5578

ISSN

1806-9460

Autores

TR Conci, C Silvestri, G Dall’cortivo,

Tópico(s)

Competitive and Knowledge Intelligence

Resumo

Objetivo: Monitorar o tempo de atendimento nos postos de coleta; mensurar as etapas que o paciente percorre no atendimento; e averiguar a efetividade das ações realizadas e as melhorias nos índices da pesquisa de satisfação. Método: Estudo retrospectivo de dados coletados de janeiro de 2021 a maio de 2022 dos sistemas Shift LIS, Tasy e Weknow. Para o acompanhamento do tempo de atendimento por meio de Business Intelligence (BI), utilizou-se o software Weknow. Os dados do indicador gerados no BI foram extraídos de consultas ao banco de dados do sistema Tasy, através de regras de seleção que trazem informações pertinentes ao problema e possibilitam identificar variáveis que impactam no atendimento ao paciente. Os registros referentes à coleta da amostra ocorrem no sistema Shift e integra ao Tasy, onde ficam armazenados os dados do paciente e seu atendimento. O Weknow, mediante conexão on-line com o Tasy, realiza uma consulta ao banco de dados e atualiza em tempo real as informações no dashboard. As melhorias resultantes do uso do BI foram avaliadas na redução de insatisfações por morosidade em atendimento, geradas na pesquisa de satisfação pelo método NPS. Conclusão: Neste estudo, verificamos que implantar o BI para monitorar o tempo de atendimento total foi primordial para construção de uma cultura analítica no laboratório. Por meio dos dados extraídos de diferentes sistemas, o acompanhamento do indicador acontece de forma rápida e acessível, além de mostrar em tempo real todas as fases do cliente no núcleo de atendimento, focando os esforços da equipe na redução de insatisfação nos serviços e propondo ações corretivas ágeis e assertivas. Referências: 1. Reichheld F, Markey Rob. A pergunta definitiva 2.0: Como as empresas que implementam o net promoter score prosperam em um mundo voltado aos clientes. Alta Books; 2021. 2. Silvestri C. A gestão de tecnologia da informação nos hospitais. Disponível em: https://tiinside.com.br/14/03/2013/a-gestao-de-tecnologia-da-informacao-nos-hospitais/. Acesso em: 30 maio 2022.

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