Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Makarenko e a formação profissional dos educandos na Colônia Gorki

2024; Sociedade Brasileira de História da Educação; Volume: 25; Issue: 1 Linguagem: Português

10.4025/rbhe.v25.2025.e346

ISSN

2238-0094

Autores

Ângela Mara de Barros Lara, Cézar Ricardo de Freitas,

Tópico(s)

Rural and Ethnic Education

Resumo

O objetivo deste artigo é evidenciar como os conceitos de perspectiva e de dimensão pedagógica da economia apresentaram-se como diferenciais da concepção de educação integral de Anton S. Makarenko (1888-1939) na década de 1920 na Rússia, especificamente na Colônia Gorki. Através de uma revisão bibliográfica que situa o autor em seu tempo histórico, buscamos apresentar aqui novas interpretações sobre o tema. O pedagogo ucraniano é conhecido no meio acadêmico, principalmente, pelo desenvolvimento de uma educação pelo e para o coletivo. Porém, ainda se faz necessário analisar melhor as estratégias pedagógicas que deram suporte para essa construção coletiva, como os conceitos de perspectiva e dimensão pedagógica da economia, desenvolvidos pelo autor soviético.

Referência(s)