Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Mobilização de níveis de aprendizagem CTS a partir de uma Sequência Didática com a temática Energia

2024; UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL; Volume: 7; Issue: 3 Linguagem: Português

10.36661/2595-4520.2024v7n3.14610

ISSN

2595-4520

Autores

Vinicius Fernando de Lima, Everton Bedin, Lucas Eduardo de Siqueira, Rene Miguel da Silva, Leonardo José Osiecki Voitovicz,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

O presente artigo objetiva analisar a mobilização dos níveis de aprendizagem CTS de alunos da Educação Básica, a partir da aplicação de uma Sequência Didática destinada às aulas de Física no Ensino Médio, tendo como viés abordar a temática energias sob a perspectiva dos princípios da Educação CTS. Metodologicamente, a pesquisa é de natureza básica, abordagem qualitativa, procedimento do tipo intervenção pedagógica e objetivo descritivo. Os dados, constituído na implementação da Sequência Didática com alunos do terceiro ano do Ensino Médio de uma escola do Estado do Paraná, considerando a observação atrelada ao diário de bordo e a Técnica de Associação Livre de Palavras, foram cruzados com os níveis de aprendizagem CTS de Strieder e Kawamura (2017) e analisados de forma interpretativa-construtiva. Ao término, evidenciou-se que os alunos permeiam entre os níveis iniciais propostos pelo referencial e apresentam aspectos de níveis que exigem uma maior criticidade, sendo que a SD elaborada adquire um caráter multifuncional, servindo como recurso de apoio para outros educadores interessados em adotar abordagens pedagógicas que integrem a tecnologia e os princípios da Educação CTS.

Referência(s)
Altmetric
PlumX