Artigo Acesso aberto Revisado por pares

A abordagem de questões sociais em pesquisas sobre Clubes de Ciências: apontamentos a partir de uma metanálise qualitativa

2024; UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL; Volume: 7; Issue: 3 Linguagem: Português

10.36661/2595-4520.2024v7n3.14625

ISSN

2595-4520

Autores

Luiz Alberto Lorenzi Filho, Valderez Marina do Rosário Lima,

Tópico(s)

Education and Public Policy

Resumo

Este estudo tem como questão norteadora “quais temáticas sociais são abordadas nas pesquisas sobre Clubes de Ciências (CC)?”, com o objetivo de reunir estudos nacionais e internacionais sobre os CC para elencar apontamentos que justifiquem a importância da inserção de questões sociais contemporâneas nesses espaços. Para isso, utilizou-se da metanálise qualitativa como tipo de pesquisa, num movimento exploratório e interpretativo. Como base de dados para busca das produções, foram utilizadas a biblioteca da Rede Internacional de Clubes de Ciências (RICC), Rede SCIELO e ERIC. Ao total foram selecionadas 14 produções que abordavam temáticas sociais em CC, entre elas: 4 artigos nacionais, 5 artigos internacionais e 5 dissertações. Os estudos foram organizados em um corpus e analisados por meio da Análise de Conteúdo – Categorial Temática, proposta por Bardin (1977). Por meio da Análise de Conteúdo, os estudos foram agrupados em três categorias de acordo com o enfoque social: 1. Estudos com enfoque ambiental; 2. Estudos com enfoque histórico-cultural; 3. Estudos com enfoque em inclusão e diversidade. Após a análise dos dados, verificou-se que a inserção de temáticas sociais nos CC é relevante, uma vez que permitem maior aproximação da ciência aos múltiplos contextos de vida dos estudantes.

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