O brincar no processo do desenvolvimento da criança na perspectiva da Teoria da Atividade de Leontiev
2024; UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL; Volume: 7; Issue: 3 Linguagem: Português
10.36661/2595-4520.2024v7n3.14618
ISSN2595-4520
AutoresDébora Kélli Freitas de Melo, Isabel Koltermann Battisti, Lenir Basso Zanon, Marli Dallagnol Frison,
Tópico(s)Psychology and Mental Health
ResumoEsse artigo tem como foco o papel do brincar para o desenvolvimento psíquico da criança em idade pré-escolar. O objetivo principal foi compreender os avanços no desenvolvimento psíquico da criança proporcionados pelo ato de brincar, permitindo que ela se aproprie do mundo real, adquira conhecimentos, relacione-se e integre-se com a sua cultura. O processo analítico adotado foi de natureza qualitativa e reflexiva, desenvolvido por meio de uma análise preliminar da obra O Desenvolvimento do Psiquismo, escrita pelo psicólogo russo Alexis Leontiev. A análise da obra revelou que, em relação ao desenvolvimento psíquico da criança em idade pré-escolar, o brincar não é uma forma predominante de atividade, porém, é a linha principal do desenvolvimento psíquico. Isso se deve ao surgimento de necessidades e impulsos específicos nessa fase, que são fundamentais para o desenvolvimento psíquico da criança. O brincar é considerado a atividade principal da criança, sendo responsável pelas principais mudanças em seu desenvolvimento e aprendizagem. Por meio do brincar, a criança direciona sua atenção para aspectos significativos, trabalha sua inteligência, a motricidade, a afetividade e a cognição, e se apropria do mundo ao seu redor.
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