Artigo Acesso aberto Revisado por pares

A BANDA PASSA E A DÚVIDA FICA: PROFESSOR OU INSTRUTOR?

2024; UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ; Volume: 6; Issue: 2 Linguagem: Português

10.26694/caedu.v6i2.5537

ISSN

2675-1496

Autores

Aurélio Nogueira de Sousa, Maíry Aparecida Pereira Soares Ribeiro,

Tópico(s)

Physical Education and Gymnastics

Resumo

Esse artigo aborda um cenário de mudanças no sistema educacional em um contexto de crise econômica e de ascensão do pensamento neoliberal na sociedade. O debate se concentra em como a educação está sendo moldada pelas ideias do neoliberalismo, que enfatiza a redução do tamanho do Estado e a promoção da competitividade. Isso levou a uma transformação na maneira como a educação é concebida e renovada, com implicações significativas para os profissionais que atuam nesse campo. Em meio a essa transformação, surge o papel do “instrutor” na educação, em particular no ensino de música. De fato, o ensino de música no contexto da educação básica nos últimos vinte anos obteve diversas transformações positivas em todo Brasil, com a aprovação da Lei Federal nº 11.769 aprovada em 18 de agosto de 2008 que disserta sobre a obrigatoriedade do ensino de música na educação básica que, conforme descrito por Silva e Andrade (2008), trata apenas do retorno da música como conteúdo necessário nas escolas. Dessa forma, com a aprovação desta lei, a grande demanda por professores de músicas desencadeou a abertura de um mercado voltado para aulas de música, além de abertura de vagas em concursos específicos e a o crescimento de vagas ofertadas em cursos superiores nesta área.

Referência(s)