“O começo, o meio e o começo”
2024; Sociedade Brasileira de História da Educação; Volume: 25; Issue: 1 Linguagem: Português
10.4025/rbhe.v25.2025.e351
ISSN2238-0094
AutoresDiane Valdez, Cláudia Panizzolo, Ana Raquel Costa Dias, Juliano Guerra Rocha,
Tópico(s)Urban Development and Societal Issues
ResumoEste artigo propõe debater aspectos de uma pesquisa interinstitucional, que resultou na produção do Dicionário de autoras(es) de cartilhas e livros de leitura no Brasil (século XIX), publicado em 2023 pela Editora Cegraf UFG. Objetivamos problematizar o uso da biografia na História da Educação, debatendo os caminhos metodológicos percorridos na constituição dos verbetes biográficos registrados nessa obra. Ao socializar os percursos para o desenvolvimento do Dicionário, apresentamos dados que explicitam os resultados e as lacunas da pesquisa, pretendendo garantir a divulgação das trajetórias de um projeto extenso, com as dificuldades próprias de uma produção que envolveu oitenta pesquisadoras(es) de várias regiões do Brasil e de Portugal.
Referência(s)