“Educação comprometida”: a práxis pedagógica crítica, libertária e engajada sob a lente de Bell Hooks

2024; Editora Univates; Volume: 21; Issue: 10 Linguagem: Português

10.54033/cadpedv21n10-043

ISSN

1983-0882

Autores

Antônio Nacílio Sousa dos Santos, Gabriel dos Santos Kehler, Douglas Luiz de Oliveira Moura, José Neto de Oliveira Felippe, Geilson de Arruda Reis, Luciandro Tassio Ribeiro de Souza, Nádja Diógenes Maia NJ, Mádja Diógenes Maia, Anderson Vinicíos Branco Lutzer, Rafael da Silva Araújo, Marilene Rodrigues de Sousa, George Moraes de Luiz, Roberto Carlos Rosa, Felipe Rodrigues de Souza, Gésus de Almeida Trindade,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

A educação contemporânea enfrenta o desafio de buscar novos repertórios que estejam conectados com os anseios das pessoas invisibilizadas pelas perspectivas dos pensadores eurocêntricos. Nesse contexto, desde o século XX, emergiram movimentos que buscam reconfigurar esse cenário, criando novos paradigmas, conceitos, metodologias e práticas educacionais que reflitam as experiências e desafios cotidianos desses sujeitos. Foi a partir dessa perspectiva que Bell Hooks, na obra Ensinando a Transgredir (2017), apresenta novos olhares para uma educação capaz de revelar e responder às questões que envolvem a vida dos educandos e educadores em sua integralidade. Esta pesquisa adota uma abordagem qualitativa (Minayo, 2016), bibliográfica (Gil, 1999) e compreensiva (Weber, 2006). Inspirada pelas obras e pelo repertório de Paulo Freire, entre outros, Hooks se perguntava por que os espaços acadêmicos permaneciam em silêncio sobre questões como racismo, sexismo, patriarcado e outras formas de segregação e exclusão. Dito isso, o objetivo desta pesquisa é analisar compreensivamente a proposta educacional de Bell Hooks, que buscava transformar a educação contemporânea ao promover uma pedagogia crítica, libertadora e engajada, capaz de enfrentar o colonialismo, o racismo e outras formas de exclusão social, valorizando as experiências e vivências de sujeitos marginalizados nas estruturas da sociedade. A partir de uma educação que denominamos “comprometida”, Hooks defende a necessidade de práticas libertárias tanto dentro quanto fora da sala de aula. Nesse sentido, trazemos os ganhos epistemológicos, teóricos e metodológicos propostos pela autora, cujo objetivo é disseminar uma educação crítica, libertadora e engajada, que transgridem as formas de dominação institucionalizadas. Assim, Bell Hooks nos lega uma proposta educacional que enfrenta o colonialismo e as práticas racistas, colocando no centro do debate uma pedagogia engajada, comprometida com as experiências vividas pelos sujeitos.

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