Jogo de tabuleiro “Casa Project”: aprendizado baseado em jogos como uma metodologia ativa no ensino técnico

2024; Editora Univates; Volume: 21; Issue: 10 Linguagem: Português

10.54033/cadpedv21n10-040

ISSN

1983-0882

Autores

Sollyvan Rangel Mazziolli, Marcela Giacometti de Avelar,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

O Instituto Federal do Espírito Santo – Campus Nova Venécia oferece cursos técnicos e de nível superior, destacando-se o Ensino Médio integrado ao Curso Técnico em Edificações, pertencente ao eixo tecnológico de infraestrutura. No entanto, muitos alunos enfrentam dificuldades significativas nas disciplinas técnicas, principalmente devido à falta de uma base sólida de conhecimento na área. Para enfrentar esse desafio, foi desenvolvido o jogo de tabuleiro "Casa Project", como parte do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), visando integrar de maneira lúdica e prática os conteúdos técnicos do curso. O jogo simula todas as etapas da construção de uma casa, permitindo que os alunos vivenciem situações reais do cotidiano da construção civil. O objetivo é dinamizar o processo de ensino e aprendizagem, utilizando metodologias ativas para melhorar a assimilação dos conhecimentos técnicos. A aplicação do jogo demonstrou melhorias significativas na compreensão dos alunos, aumentando seu engajamento e motivação. A abordagem inovadora e lúdica proposta pelo "Casa Project" evidencia o potencial das metodologias ativas em promover uma aprendizagem significativa e inclusiva, preparando os alunos para os desafios do mercado de trabalho na construção civil. Recomenda-se a continuidade e expansão do uso de jogos educativos no ensino técnico, ajustando-os conforme o feedback dos alunos para maximizar seus benefícios educacionais.

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