Artigo Acesso aberto Revisado por pares

A concorrência desleal no e-commerce da importação: um estudo sobre a decisão de compra do público universitário

2024; Faculdade Integrado de Campo Mourão; Volume: 19; Linguagem: Português

10.54372/pc.2024.v19.3713

ISSN

1980-0193

Autores

Givan Aparecido Fortuoso da Silva, Karoline Ferreira dos Santos, Kátia Kitazima, Letícia Moraes Lima Trindade, Lucas Da Silva Ribeiro,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

Considerando o crescimento e o amadurecimento do e-commerce brasileiro promovidos pela COVID-19, ainda mais no que se refere ao e-commerce na importação, e a preocupação quanto às ofertas deste segmento estarem amparadas em práticas desleais de comércio, definiu-se como objetivo geral para o presente estudo: identificar se a concorrência desleal no e-commerce da importação influencia na decisão de compra do público universitário. Como objetivos específicos foram definidos: averiguar os fatores que influenciam a decisão de compra do público universitário, identificar a compreensão sobre e-commerce e concorrência desleal. Compreendeu a amostra da pesquisa os alunos do Curso Superior em Comércio Exterior de uma instituição de ensino pública situada na Região Oeste da Grande São Paulo. A metodologia baseia-se numa pesquisa survey, com abordagem quantitativa, utilizando-se de uma Matriz de Amarração e da escala Likert para elaboração e coleta de dados por meio de um questionário eletrônico. Realizou-se uma análise descritiva dos dados coletados, que permitiu concluir que a concorrência desleal influencia na decisão de compra do público universitário, porém não sendo um fator determinante.

Referência(s)
Altmetric
PlumX