Artigo Acesso aberto

EDUCAÇÃO SECUNDÁRIA CONFESSIONAL NO SUL DE MATO GROSSO: GINÁSIO IMACULADA CONCEIÇÃO

2018; UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS; Volume: 12; Issue: 2 Linguagem: Português

10.69532/2178-4442.v12.30797

ISSN

2178-4442

Autores

Stella Sanches de Oliveira Silva,

Tópico(s)

Rural and Ethnic Education

Resumo

Final da década de 1930, uma escola de ensino secundário em Corumbá, sul de Mato Grosso, o Ginásio Imaculada Conceição conforma-se em objeto desse estudo. Instituição católica salesiana, fundada em 1904, para a educação de meninas. Com o intuito de analisar as particularidades do currículo ginasial confessional, o perfil de aluna que a escola aspirava formar, o modelo de corpo docente exigido em seu interior e as atribuições desses sujeitos na organização do tempo escolar proposto no curso ginasial, busca-se responder à questão: em que as normas e organização escolar corroboraram o perfil dos sujeitos: alunas e professores? No caminho para esboçar respostas, percebe-se a importância de acessar as finalidades, as normas e o conjunto de práticas de uma instituição escolar e observá-la não apenas com a função de produção de conhecimentos e aprendizagens em torno de regras, mas tomá-la como lócus de inculcação de hábitos, comportamentos e atitudes. Foram utilizadas como fontes da pesquisa dois documentos localizados no acervo documental da própria escola e produzidos em 1940: o Regulamento Escolar do Ginásio Imaculada Conceição e as Crônicas, este último específico de uma instituição salesiana.

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