Teleducação para impulsionar a educação permanente na atenção básica em saúde no Brasil: uma revisão sobre inciativas e desafios
2024; UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS; Volume: 20; Issue: 1 Linguagem: Português
10.69843/rir.v20i1.76888
ISSN1807-9342
AutoresCristina Célia de Almeida Pereira Santana, Alexandre Chater Taleb, ESTENIO DA COSTA SANTOS,
Tópico(s)Health Education and Validation
ResumoO presente artigo objetivou averiguar as iniciativas empreendidas para impulsionar a educação permanente dos trabalhadores na atenção básica, mediadas pela modalidade teleducação. Tratou-se de um estudo de revisão, com consulta às bases de dados acessadas por meio da Biblioteca Virtual de Saúde e PubMed, entre os meses de outubro a dezembro de 2023. Conforme critérios de inclusão pré-estabelecidos, foram selecionados 13 artigos. Após a análise e síntese, identificou-se que o método de escolha para os estudos foi o descritivo, com abordagem qualitativa e o foco temático centrado na oferta e avaliação de recursos da teleducação para trabalhadores alocados no Sistema Único de Saúde (SUS). A Teleducação foi concebida como uma estratégia executável e destaca-se a sua potencialidade para corroborar na capacitação da equipe multidisciplinar na atenção básica, por propiciar comunicação, interatividade, contato com os grandes centros e consistir em rede de apoio para resolução de demandas locais. O acesso e a adesão são percebidos como fatores intervenientes, sendo ainda necessária uma melhor adequação de recursos humanos e tecnológicos, como a conectividade. Estabeleceu-se que as ferramentas da teleducação já estão amplamente utilizadas e podem fortalecer a proposta de educação permanente no SUS, mas a estratégia ainda carece de melhor divulgação e sensibilização entre os profissionais e de maior incentivo ou apoio, para implementação, pelos gestores.
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