Artigo Acesso aberto Produção Nacional

LIVRO DIÁRIO DE CONGREGAÇÕES RELIGIOSAS COMO FONTE PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

2024; Volume: 24; Issue: 3 Linguagem: Português

10.25110/educere.v24i3.2024-11252

ISSN

1982-1123

Autores

Júlia Eduarda Dagostin, André Paulo Castanha,

Tópico(s)

Religion and Society in Latin America

Resumo

O presente artigo procura discutir o uso de fontes provindas de acervos privados de congregações religiosas para a pesquisa em história da educação. Considerando as fontes históricas como produtos da ação humana no tempo, e devendo estas serem questionadas pelo historiador tendo em vista as relações associadas a sua produção, seleção e conservação. Temos ciência de que a construção/reconstrução da memória escolar não procede somente de fontes internas à escola, mas se abrem a muitas perspectivas, demonstramos a possibilidade de explorar outras fontes. A partir do caderno de registros diários da comunidade das Filhas de Nossa Senhora do Sagrado Coração de Capanema - PR, escrito de 1960 a 1978, encontramos as principais atividades realizadas pela comunidade religiosa que registram aspectos importantes da organização da educação no local que podem contribuir para compreender o panorama histórico-educacional local da época.

Referência(s)
Altmetric
PlumX