A PSICOMOTRICIDADE COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO DA APAE DE PAPANDUVA-SC
2024; Volume: 21; Issue: 1 Linguagem: Português
10.29327/216984.21.1-6
ISSN2317-3432
AutoresJefferson Moisés Santos da Silva,
Tópico(s)Physical Education and Gymnastics
ResumoEste artigo oferece uma reflexão sobre os desafios e conquistas da utilização da psicomotricidade como estratégia pedagógica na educação especial da APAE – Papanduva/SC. A base epistemológica diz respeito ao método (auto)biográfico em diálogo com o materialismo dialético, cuja práxis está centrada na neutralização do protagonismo do professor. Esta estratégia, previamente aprovada no planejamento pedagógico, teve em conta o desinteresse e a falta de iniciativa dos alunos. Também se considerou a necessidade de desenvolver um sentido de autonomia nas crianças, especialmente por terem deficiências. A partir daí, cada criança construiu a sua identidade, autonomia e protagonismo explorando espaços com outros membros da instituição e os seus pares. O objetivo desta proposta pedagógica foi desenvolver a aprendizagem pela movimentação corporal das crianças, pela brincadeira, numa mediação lúdica realizada pelo professor do AEE.
Referência(s)