Artigo Acesso aberto

Metodologias ativas: técnicas e ferramentas para o aprimoramento do processo de aprendizado no ambiente escolar

2024; Linguagem: Português

10.32749/nucleodoconhecimento.com.br/educacao/aprendizado-no-ambiente-escolar

ISSN

2448-0959

Autores

Andreia Liane Carvalho de Andrade, Michelle Katula Siqueira Ribeiro, A. L. Andrade, J.G. Santos, Carlos Jonatas Fonseca Mota,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

Este trabalho teve como objetivo a análise da utilização de metodologias ativas, técnicas e ferramentas para o aprimoramento do processo de aprendizado escolar, abordando a perspectiva de professores de Ciências da Natureza de duas escolas públicas localizadas na Zona Leste de Manaus, sobre metodologias ativas. Examina as demandas dos alunos diante das mudanças sociais e ingresso no mercado de trabalho, destacando a evolução das metodologias de ensino, discutindo técnicas específicas, tais como: Aprendizagem Baseada em Projetos (Project-Based Learning-ABP), Instrução Por Pares (Peer Instruction – PI), Aprendizagem por meio de jogos (Game-Based Learning-GBL), Sala de aula Invertida (Flipped Classroom), Aprendizagem Baseada em Problemas (Problem-Based Learning-PBL). Este estudo possui um vasto potencial teórico e prático na aplicação de metodologias ativas, técnicas e ferramentas para melhorar o processo de aprendizado escolar, pois sua relevância reside na fundamentação de novas práticas e na adoção de ferramentas educacionais através de um estudo descritivo e exploratório usando um questionário semiestruturado, onde obteve-se como resultado que 34% dos docentes afirmaram que “Aprendizagem Baseada em Projetos”, seguido de 33% para “Sala de aula Invertida” foram as metodologias utilizadas com o melhor desempenho no processo de ensino aprendizagem na visão docente, pois torna o aluno como o protagonista do aprendizado e o ensina a agir com autonomia.

Referência(s)