
Reflexões sobre a mídia exterior em paisagens preservadas
2024; Brazilian Information Design Society (SBDI); Volume: 21; Issue: 2 Linguagem: Português
10.51358/id.v21i2.1146
ISSN1808-5377
AutoresLiriane Baungratz, Vanessa Casarin,
Tópico(s)Cultural, Media, and Literary Studies
ResumoEste artigo apresenta uma investigação sobre a mídia exterior em centros históricos tombados, em cujas paisagens urbanas sobressaem referências simbólicas, sentimentais e culturais. O objetivo é avaliar a mídia exterior instalada no âmbito das edificações e a percepção de diferentes usuários. Foi estabelecido um recorte espacial, no contexto do Centro Histórico tombado de Laguna/SC. A pesquisa, qualitativa e exploratória, envolveu o levantamento de campo e entrevistas, totalizando 41 participantes. Em relação ao levantamento de campo, evidenciou-se que devido à restritividade das diretrizes já existentes no local, poucos estabelecimentos comerciais estão de acordo com a normativa. Já a análise de conteúdo, utilizada como tratamento dos dados das entrevistas, revelou consonâncias e dissonâncias no discurso dos diferentes grupos entrevistados, e entre indivíduos de um mesmo grupo amostral.
Referência(s)