Artigo Acesso aberto

Níveis de agilidade e velocidade dos participantes do projeto “Luta que transforma"

2024; Servicios Academicos Intercontinentales; Volume: 17; Issue: 60 Linguagem: Português

10.55905/rdelosv17.n60-026

ISSN

1988-5245

Autores

Aline Aparecida de Souza Ribeiro, Maria Antônia de Jesus, Marcelo Pereira dos Santos, Mariana Pacheco Leão Souza, Jefferson da Silva Novaes, Diogo Pantaleão, Jéferson Macedo Vianna,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

O judô é uma modalidade de luta que demanda força e potência logo, à necessidade que os judocas possuam velocidade e agilidade em seus golpes. Pouco se investigou, no Brasil, a respeito da qualidade física agilidade e velocidade em crianças escolares. O objetivo do estudo foi verificar os níveis de agilidade e velocidade dos participantes do projeto de extensão “Luta que Transforma". Participaram 55 alunos do 4° ano (10,40±0,71 anos) e 29 alunos 5° ano (11,98±1,23 anos), de ambos os sexos, do Ensino Fundamental do CIEP Luciano Gomes Ribeiro na cidade de Valença/RJ. Foram realizadas medidas de estatura e massa corporal. A agilidade foi verificada por meio do teste do Quadrado e a velocidade por meio de deslocamento linear. O nível de agilidade encontrada foi: 4° ano 4,26±0,70s; 5° ano 6,73±0,60s. Já o nível de velocidade encontrado foi: 4° ano 7,17±0,66s; 5° ano 4,09±0,36s. Na agilidade e na velocidade foram encontradas prevalências maiores para a categoria “razoável” (34,5%) no 4º ano e “fraco” (34,5%) no 5º ano. Os resultados deste estudo sugerem que as variáveis de agilidade e velocidade se encontram desfavoráveis quando relacionadas aos dados populacionais e de judocas. Portanto, é necessário manter o processo de acompanhamento dos alunos do projeto “Luta que Transforma”, pois o projeto tende a promover o ensino do judô, com consequente melhora nas valências físicas, diminuição da diferença de scores entre as crianças do projeto e os dados populacionais e de judocas, além de assegurar um melhor desenvolvimento humano, motor e afetivo dos mesmos.

Referência(s)