
Efeito da adição de cinza de forno de olaria a solo argiloso em estradas não pavimentadas
2024; Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído; Volume: 24; Linguagem: Português
10.1590/s1678-86212024000100760
ISSN1678-8621
AutoresLucas Kadlobicki, Vanderlei Trento, Rafaella Salvador Paulino, Glauco Nonose Negrão,
Tópico(s)Recycled Aggregate Concrete Performance
ResumoResumo Estradas vicinais são muito utilizadas para o escoamento da safra da área da colheita até os centros de distribuição na cidade de Guarapuava-PR, referência nacional no setor agrícola. Esta pesquisa avaliou o efeito da adição de cinzas de fornos de olarias (CFO) ao solo laterítico de uma estrada não pavimentada. Foram produzidas misturas de solo e CFO de três diferentes granulometrias, nos teores de substituição de 25%, 50% e 75%, de cinza em relação à massa total da mistura, caracterizadas quanto à:granulometria, limite de liquidez (LL), limite de plasticidade (LP) e ponto ótimo da curva de compactação sob energia modificada (umidade ótima (wot) e peso específico aparente seco máximo (ρdmáx)). Os resultados obtidos mostraram que a adição da CFO foi responsável por aumentos nos parâmetros LL, LP, wot, ISC, bem como pela redução do ρdmáx e da expansão da maioria das misturas, principalmente para a granulometria C1, no teor de 25%. Cinzas mais finas destacaram-se nos resultados de ISC e expansão. Substituições de 75% de CFO prejudicaram as propriedades geotécnicas, mas a estabilização granulométrica com CFO revelou-se viável, especialmente em misturas solo-C2 para utilização como sub-base, atendendo aos parâmetros recomendados de LL e LP, proporcionando mitigação de resíduos e uma alternativa para melhoramento de solos para pavimentação.
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