Artigo Acesso aberto

Aplicabilidade de metodologia ativa como ferramenta didática pedagógica para ampliar o conhecimento e a compressão dos alunos do quarto ano do ensino fundamental da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará

2024; Servicios Academicos Intercontinentales; Volume: 17; Issue: 10 Linguagem: Português

10.55905/revconv.17n.10-091

ISSN

1988-7833

Autores

Telma Cristina Lima Mafra, Gilmar Wanzeller Siqueira, Manoel Raimundo dos Santos, Maria Alice do Socorro Lima Siqueira, Milena de Lima Wanzeller, Diego Figueiredo Teixeira, Bárbara Maria Moura da Cunha Troeira, Cleide Raiol Nascimento, Tereza Cristina Cardoso Alvares, Janete do Socorro Santos Raiol, Jucirema Corrêa Pacheco, Manoelson Rodrigues da Silva, Rubenita Helena Carlos Marques,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

No aprendizado acadêmico, existem inúmeras estratégias disponíveis para estimular o aprendizado. Aprender de forma lúdica, por meio de ferramentas didáticas mais simples disponíveis aos alunos, melhora o desenvolvimento de habilidades básicas e facilita a introdução de novos conceitos aos professores e alunos. Com recursos mínimos e muita criatividade, é possível introduzir o ensino multidisciplinar sobre preservação e conservação do meio ambiente, de forma dinâmica, por meio do uso e aplicabilidade de metodologias ativas, que são ferramentas capazes de atrair a atenção em diferentes faixas etárias. Esta pesquisa tem como objetivo aumentar o engajamento de alunos do 4º ano do Ensino Fundamental I em relação à conscientização e aprendizagem sobre resíduos escolares e domésticos por meio de metodologias ativas que permitam maior aplicabilidade e socialização na formação de uma sociedade ecologicamente mais sustentável e que direcione seus esforços para a solução de problemas ambientais, promovendo a responsabilidade social, o protagonismo estudantil e ações práticas em prol do meio ambiente.

Referência(s)