Artigo Acesso aberto Revisado por pares

ASSESSORIA MÉDICA NO MUNDO DIGITAL E ALGORÍTMICO. AINDA HÁ ESPAÇO PARA A TROCA DE EXPERIÊNCIAS CLÍNICAS?

2023; Medical Association of São Paulo; Linguagem: Português

10.5327/1516-3180.141s2.7882

ISSN

1806-9460

Autores

BS Lausch, LP Rodrigues, PV Gottschild, F. C. da Silva, EMR Lima, MA Behrmann, Laurent Cavalli, D. W. Winkler, A. S. R. Bispo,

Tópico(s)

Health Education and Validation

Resumo

Objetivo: O Núcleo de Assessoria Médica (NAM) é composto por profissionais da área da saúde com foco na intermediação e na interlocução entre laboratório e médico solicitante. Por meio desse canal, o médico prescritor é municiado de informações relevantes sobre os exames de seus pacientes, de forma ágil e descomplicada, a fim de beneficiar a jornada diagnóstica e terapêutica. Método: Foram analisados dados provenientes dos sistemas de qualidade e atendimento de um laboratório de grande porte do Brasil, a fim de quantificar e estratificar as solicitações realizadas por prescritores no período entre março de 2022 e janeiro de 2023. As solicitações foram qualificadas e quantificadas em sete grandes grupos por afinidade. As discussões clínicas e discordância de resultados foram excluídas desta análise. Conclusão: O suporte da equipe de assessoria médica oferece, além da possibilidade de recebimento dos exames, a verificação de parciais, inclusão e antecipação de resultado, quando tecnicamente possível, e discussão de resultados com a equipe técnica e especialistas. A evolução da medicina diagnóstica é exponencial. Metodologias mais sensíveis e específicas e surgimento de novos exames oferece um oceano de oportunidades. Em virtude dessa evolução, a abordagem do NAM tem grande relevância estratégica. Interações entre o médico prescritor e a equipe técnica do laboratório ampliam a qualidade da interpretação diagnóstica, a assertividade na prescrição de exames e os procedimentos, além de preencher uma lacuna de interlocução e acesso, que seria mais morosa pelos canais habituais. O desenvolvimento e o aprimoramento das ferramentas de interação, com foco na experiência rápida, segura e assertiva para o prescritor, especialmente em situações de legítimo interesse no cuidado da saúde de seus pacientes, é fundamental para a evolução do relacionamento médico entre prescritor, laboratório e pacientes. Referência: 1. Martelli A. Gestão da qualidade em laboratórios de análises clínicas. J Health Sci. 2011.

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