ASSESSORIA MÉDICA NO MUNDO DIGITAL E ALGORÍTMICO. AINDA HÁ ESPAÇO PARA A TROCA DE EXPERIÊNCIAS CLÍNICAS?
2023; Medical Association of São Paulo; Linguagem: Português
10.5327/1516-3180.141s2.7882
ISSN1806-9460
AutoresBS Lausch, LP Rodrigues, PV Gottschild, F. C. da Silva, EMR Lima, MA Behrmann, Laurent Cavalli, D. W. Winkler, A. S. R. Bispo,
Tópico(s)Health Education and Validation
ResumoObjetivo: O Núcleo de Assessoria Médica (NAM) é composto por profissionais da área da saúde com foco na intermediação e na interlocução entre laboratório e médico solicitante. Por meio desse canal, o médico prescritor é municiado de informações relevantes sobre os exames de seus pacientes, de forma ágil e descomplicada, a fim de beneficiar a jornada diagnóstica e terapêutica. Método: Foram analisados dados provenientes dos sistemas de qualidade e atendimento de um laboratório de grande porte do Brasil, a fim de quantificar e estratificar as solicitações realizadas por prescritores no período entre março de 2022 e janeiro de 2023. As solicitações foram qualificadas e quantificadas em sete grandes grupos por afinidade. As discussões clínicas e discordância de resultados foram excluídas desta análise. Conclusão: O suporte da equipe de assessoria médica oferece, além da possibilidade de recebimento dos exames, a verificação de parciais, inclusão e antecipação de resultado, quando tecnicamente possível, e discussão de resultados com a equipe técnica e especialistas. A evolução da medicina diagnóstica é exponencial. Metodologias mais sensíveis e específicas e surgimento de novos exames oferece um oceano de oportunidades. Em virtude dessa evolução, a abordagem do NAM tem grande relevância estratégica. Interações entre o médico prescritor e a equipe técnica do laboratório ampliam a qualidade da interpretação diagnóstica, a assertividade na prescrição de exames e os procedimentos, além de preencher uma lacuna de interlocução e acesso, que seria mais morosa pelos canais habituais. O desenvolvimento e o aprimoramento das ferramentas de interação, com foco na experiência rápida, segura e assertiva para o prescritor, especialmente em situações de legítimo interesse no cuidado da saúde de seus pacientes, é fundamental para a evolução do relacionamento médico entre prescritor, laboratório e pacientes. Referência: 1. Martelli A. Gestão da qualidade em laboratórios de análises clínicas. J Health Sci. 2011.
Referência(s)