Artigo Acesso aberto

A MEMÓRIA AFETIVA NA TELEVISÃO BRASILEIRA NO REVIVAL DO REALITY SHOW“NO LIMITE” (2021)

2024; Volume: 18; Issue: 1 Linguagem: Português

10.7867/1981-9943.2024v18n1p082-105

ISSN

1981-9943

Autores

Valdemir Soares dos Santos Neto, Mário Abel Bressan Júnior,

Tópico(s)

Media and Communication Studies

Resumo

Tem-se como objetivo geral deste trabalho verificar como o apelo à memória do telespectador se organiza através do revival de produtos/formatos televisivos. O estudo se delineia a partir do argumento central onde o passado tem se tornado atrativo às indústrias culturais (Huyssen, 2000). Com o fascínio dos reality shows na televisão brasileira, o apelo à memória nestes produtos parece se caracterizar como uma estratégia midiática possível. Inspirado no formato Survivor, o reality show No Limite, produzido pela Rede Globo de Televisão, sucesso nos anos 2000, retorna às telinhas em 2021, com uma edição inédita. Como recorte para análise, o estudo verificou 285 comentários extraídos do anúncio feito pela Rede Globo sobre o retorno do formato televisivo, No Limite. Como considerações da pesquisa, conclui-se que a instrumentalização do passado, operacionalizado sob os diversos formatos televisivos, demonstra ser uma estratégia interessantes às indústrias. Porém, ressaltam-se riscos e desafios inseridos dentro dessa prática de instrumentalização da nostalgia e apelo à memória do telespectador.

Referência(s)