Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Análise do álbum “Meus caros amigos” como um hipergênero

2024; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 37; Issue: 3 Linguagem: Português

10.11606/issn.2236-4242.v37i3p10-27

ISSN

2236-4242

Autores

Camila Farias Fraga, Laíse Maciel Barros,

Tópico(s)

Brazilian cultural history and politics

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar uma análise do álbum Meus caros amigos de Chico Buarque, lançado em 1976, compreendendo-o como um hipergênero, ou seja, o projeto de dizer realizado no álbum está imbricado na sua relação com cada um dos gêneros que o compõem. Para tanto, buscou-se ancoragem teórica no dialogismo bakhtiniano para o conceito de gênero do discurso e de autoria, procurando dialogar com a noção de hipergênero. Para análise das canções, adotou-se como recurso metodológico o Tetragrama de análise multissemiótica da canção proposto pelo Grupo de Estudos da Canção (GECAN). Observou-se que o projeto de dizer expressa uma unidade de sentido ligada ao conjunto de gêneros que compõem o álbum (hipergênero). Muitas das canções de Meus caros amigos fizeram parte da trilha sonora de filmes e peças teatrais, e refletem o Brasil da década de 1970, entretanto, suas temáticas ainda estão bastante presentes na atualidade.

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