Artigo Acesso aberto

Metodologias diversificadas e equidade no ensino da álgebra: uma análise do impacto no pensamento algébrico

2024; Servicios Academicos Intercontinentales; Volume: 16; Issue: 10 Linguagem: Português

10.55905/cuadv16n10-054

ISSN

1989-4155

Autores

Everton Guedes Pereira, Alessandra Regina Batista Rodrigues, Daniela Santos, Kátia Celina da Silva Richetto, Willian José Ferreira, Érica Josiane Coelho Gouvêa, Susana Aparecida da Veiga,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

O trabalho aborda a relevância de referencial teórico para o ensino-aprendizagem do conteúdo de Álgebra para à Educação Básica, propondo metodologias, trabalho em grupo, experimentações, linguagem de programação que auxiliam no desenvolvimento e compreensão dos estudantes para diferentes conceitos para álgebra. O objetivo da pesquisa é conhecer diferentes processos educacionais para uma aprendizagem significativa e próxima do desenvolvimento dos estudantes compreendendo o pensamento algébrico e suas variáreis, seja no conceito de funções ou aplicações na geometria. De natureza qualitativa, realizou-se uma pesquisa bibliográfica no portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e no site da Biblioteca Brasileira Digital de Teses e Dissertações (BDTD) de trabalhos publicados nos últimos 10 anos. Utilizou-se como descritores para a primeira pesquisa os termos: equidade e álgebra, e para a segunda pesquisa os termos: trabalho em grupo, ensino médio e álgebra. Os resultados dos trabalhos selecionados destacam-se pela metodologia aplicada em sala de aula, seja com as metodologias ativas ou recursos tecnológicos, sempre relacionando o trabalho em grupo pela experimentação ou resolução de problemas. Os estudos selecionados ressaltam a conexão entre álgebra e geometria no ensino, destacando a influência da abordagem pedagógica na compreensão dessas disciplinas. Observou-se que os alunos demonstram criatividade ao formular conjecturas e expressar opiniões, contribuindo para um ambiente participativo de aprendizado. As atividades promovem discussões e interações, refletindo mudanças na prática educacional dos professores para uma abordagem mais colaborativa e inclusiva.

Referência(s)