Artigo Acesso aberto Revisado por pares

EFICIÊNCIA EM TREINAMENTO DE ANÁLISE DE CAUSA-RAIZ: UMA ABORDAGEM COLABORATIVA

2023; Medical Association of São Paulo; Linguagem: Português

10.5327/1516-3180.141s2.8577

ISSN

1806-9460

Autores

JM Banzato, BP Santos, AH Utiyama, ACA Bandeira, DR Ramadan, Sérgio Tufik,

Tópico(s)

Education and Public Policy

Resumo

Objetivo: A avaliação do coeficiente de variação dos controles internos de qualidade (CQI) é um processo que tem um papel importante para a segurança do paciente, pois monitora a imprecisão dos resultados liberados. Em processos de qualidade, é importante investigar a causa raiz para eventos não-conformes. Entretanto, identificar a causa de um problema recorrente pode ser desafiador. Setores de qualidade priorizam treinamento teórico da equipe técnica para a resolução de problemas, mas a avaliar sua eficácia é complexo. Além disso, é difícil garantir que assuntos de natureza teórica ultrapassem os limites da sala de aula. O objetivo deste trabalho é medir a eficiência do aprendizado colaborativo por meio de um indicador de CQI. Método: Em abril de 2022, foi adicionada uma ferramenta de sinalização de recorrência ao registro de CV mensal. Foram considerados “recorrentes” todos os controles que apresentaram imprecisão superior ao limite por, ao menos, duas vezes nos últimos três meses. A taxa de recorrências foi calculada mensalmente e foram comparados dois períodos: o primeiro mês após a intervenção (agosto de 2022) e o último mês registrado (janeiro de 2023). Conclusão: De agosto de 2022 a janeiro de 2023, a taxa de controles recorrentemente fora das especificações foi de 1,42% para 0,34% (χ2 = 19,688), indicando uma redução de 4× nas recorrências. A interação entre setores levou a uma melhora significativa de um importante indicador associado à segurança do paciente, além de estabelecer uma tendência de queda na taxa de recorrência (y = -0,003x + 0,0195; R2 = 0,7054). A abordagem multidisciplinar para resolução de problemas mostrou um resultado satisfatório na rotina laboratorial devido às habilidades complementares dos profissionais envolvidos no processo. Aplicar assuntos e análises teóricas a um contexto prático demonstra-se mais efetivo do que abordagens educacionais exclusivamente teóricas, dado que foram observadas melhorias significativas após as reuniões colaborativas.

Referência(s)
Altmetric
PlumX