Permanência com êxito dos estudantes no Instituto Federal do Maranhão (IFMA)
2024; Servicios Academicos Intercontinentales; Volume: 22; Issue: 10 Linguagem: Português
10.55905/oelv22n10-048
ISSN1696-8352
AutoresFernanda Assunção de Pinho Gomes,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoEste artigo apresenta como objeto de estudo a permanência com êxito dos estudantes no Instituto Federal do Maranhão (IFMA), em um universo de ingressantes por meio de cotas de escola pública. E tem como questão probelma: Quais são os fatores que contribuem para o processo de evasão dos estudantes do IFMA, bem como na permanência e êxito para concluir seus respectivos cursos? Diante disso, o objetivo geral deste artigo é analisar os fatores de evasão e permanência dos estudantes que ingressaram no IFMA por intermédio das cotas de escola pública. A metodologia de pesquisa é de abordagem quanti-qualitaiva, com tipo de pesquisa sendo bibliográfica e documental com base em Minayo (2001), Severino (2007) e Gil (2008). Constatou-se que a evasão e permanência dos alunos não deve ser analisada de forma isolada, pois é um processo articulado com motivações externas ao IFMA, as quais impactam diretamente na evsão e permanência dos alunos.
Referência(s)