Efeito da inclusão da farinha de mosca soldado-negra (Hermetia illucens) para suplementação proteica de abelhas uruçu (Melipona scutellaris)
2024; Servicios Academicos Intercontinentales; Volume: 22; Issue: 10 Linguagem: Português
10.55905/oelv22n10-066
ISSN1696-8352
AutoresMarcelo Vasconcelos de Azevedo Guedes, Júlio Cézar dos Santos Nascimento, José Felipe Borges de Souza, Hilton Nobre da Costa, Elisabete Albuquerque dos Santos Benvenuto, Carlos Frederico Silva da Costa, Apolônio Gomes Ribeiro, André Carlos Silva Pimentel, Darclet Teresinha Malerbo de Souza, Diego Vicente da Costa, José Lypson Pinto Simões Izidro, Webert Aurino da Silva, Tiago de Oliveira Sousa, Thiago Pajeú Nascimento,
Tópico(s)Insect and Arachnid Ecology and Behavior
ResumoAs abelhas da subfamília Meliponinae destacam-se pelo potencial de gerar renda para a agricultura familiar e preservação da biodiversidade. Diante disto, se faz necessário a suplementação nutricional e energética de espécies, como a Melipona scuterallis, em momentos de escassez de recursos por conta da sazonalidade vegetal. Assim, o objetivo desta pesquisa foi estudar o efeito da inclusão da farinha de BSF como suplementação proteica e energética para o desenvolvimento produtivo dessas abelhas. Realizou-se o fornecimento de rações em potes plásticos de 50 mL contendo níveis crescentes de inclusão de farinha de BSF em substituição de farelo de milho. Mel de Apis mellifera (1:0,5) foi acrescentado para aumentar a aceitabilidade das rações. As rações foram fornecidas quinzenalmente na quantidade de 30 gramas por colmeia, entre os meses de junho a julho de 2023. A avaliação foi mensurada pelo consumo das rações e o peso das colmeias. O consumo foi mensurado por semana e o peso das colmeias quinzenalmente. O consumo total variou de 35,33 a 61,0 g, mas não houve diferença significativa. No entanto, a ração que consistiu de 42% de proteína bruta foi a mais consumida. Não houve diferença significativa quanto ao peso médio, entretanto, observou-se que quanto maior a quantidade de farinha na dieta menor o peso dos enxames. A dieta T1 contendo 14% de PB apresentou pouca variação de peso no período analisado.
Referência(s)